maestro jose rui do monte

JOSÉ RUI DO MONTE

José Rui Trularu do Monte, Vindo de uma família com raízes musicais, iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos, na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense.

Aos 14 anos ingressou no curso de Instrumento da Escola Profissional de Música de Évora na classe de Saxofone, com o professor Armindo Luís, onde concluiu o curso Básico de Instrumento e de Instrumento. Durante os anos em que frequentou a Escola Profissional de Música de Évora, salienta-se a sua participação em inúmeros concertos dos quais se destacam: IV Ciclo de Jovens Orquestras, Barañáin (Espanha – 1994), Concerto no Conservatório de Música de Julian Romano, Estella, (Espanha – 1995), Concerto na Paróquia de San Andres, Madrid, (Espanha – 1995), Intercâmbio Cultural com o Conservatório Nacional de Maputo, (Moçambique – 1996) e reforço das Bandas Civis da Academia dos Amadores de Música de Eborense, do Centro Cultural de Alandroal, União de Estremoz e Amarelos de Moura.

Após a conclusão do Curso de Instrumento, ingressou no Curso Superior de Música da Universidade de Évora na classe de Saxofone, com o professor José Massarrão, onde posteriormente também frequentou o curso de Musicologia.

A par da sua carreira como instrumentista, este músico redondense, ingressou no ensino público a leccionar a disciplina de Educação Musical, que tem exercido com toda o seu empenho e dedicação ao longo de 15 anos, fundou o Coro e a Tuna da Escola Básica Integrada de Alcáçovas, O Coro Misto da Escola Dr. João de Brito Camacho de Almodôvar e os Coros do pessoal docente e não docente das Escolas Básicas de Cuba e Amareleja, tem sido um pólo dinamizador desta área, com o intuito de implementar nos mais jovens o gosto pela prática musical, em 2004 concluiu a Profissionalização em Serviço na Escola Superior de Educação de Beja.

A par da carreira académica e profissional tem realizado recitais de Saxofone por todo o Alentejo, (Alcácer do Sal – 1998), (Alandroal – 1999), (Alcáçovas – 2001), (Almodôvar – 2003) e (Redondo – 2008), a fim de divulgar a solo o seu instrumento de eleição, “O Saxofone”.

Em 2004, 2011 e 2015 frequentou o curso de Maestros do Inatel, ministrados pelos Maestros Carlos Marques e Adelino Mota.

Atualmente José Rui do Monte é docente de Educação Musical do Quadro de Zona Pedagógica do Baixo Alentejo/Alentejo Litoral, requisitado no Município de Redondo, onde está a desenvolver o projeto “Música Viva”, da sua autoria é Monitor da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense e Maestro da Banda Filarmónica.

Da Breve Carreira como Maestro salienta-se o Convite que recebeu, por parte da Associação Regional de Bandas Filarmónicas do Alentejo, para no dia 21 de Junho de 2009, ter regido a Orquestra Filarmónica Juvenil da “Além Tejo” Música na sua estreia no 1.º Festival de Escolas do Alentejo, na Arena de Évora.

Destaque-se também o facto de este músico durante toda a sua carreira, nunca ter deixado de exercer na filarmónica da sua terra, onde hoje em dia dedica a maior parte do tempo livre ao ensino dos jovens músicos que ingressam na mesma.

visite a minha página no Facebook

Links de atuações da Banda Filarmónica: